quinta-feira, janeiro 27, 2011
História dos Pilotos da Fórmula 1 da Temporada de 2011 - Parte 3
Jaime Alguersuari
Jaime Alguersuari (nasceu na cidade de Barcelona, 23 de Março de 1990) é um piloto espanhol. Atualmente, disputa a Fórmula 1 como piloto da Toro Rosso.
Foi campeão da Fórmula 3 britânica em 2008, e tornou-se o mais jovem piloto a participar da corrida dos Campeões e de um Grande Prêmio da Fórmula 1, batendo o recorde do piloto neozeolândes Mike Thackwell.
Em sua estréia na Fórmula 1, no dia 26 de Julho de 2009, no GP da Hungria, J. Alguersuari completou a prova na 15ª posição.
Os primeiros pontos na categoria foram conquistados no Grande Prêmio da Malásia de 2010, quando terminou a corrida na nona colocação.
Jarno Trulli
Jarno Trulli (nasceu na cidade de Pescara, 13 de Julho de 1974), é um piloto italiano de Fórmula 1. Atualmente, compete pela equipe Lotus.
1997-1999: Minardi e Prost
Trulli estreou pela ex-equipe Minardi em 1997, onde correu até a sétima prova da temporada, quando foi contratado pela Prost para substituir o francês Olivier Panis que havia se lesionado. Conquistou um quarto lugar no GP da Alemanha. Depois desse bom desempenho, Trulli virou piloto titular da equipe na temporada seguinte, substituindo o japonês Shinji Nakano. Ficou até a temporada de 1999, conseguindo como melhor posição, um segundo lugar no GP da Europa e seu primeiro pódio.
2000-2001: Jordan
Em 2000, Trulli se transfere para a equipe Jordan, que vinha de um 3° lugar nos construtores em 1999. Porém a temporada da equipe foi frustrante e Trulli conquista apenas 6 pontos e como melhor resultado um 4° lugar. Em 2001 os resultados foram melhores, mas nem por isso foi uma temporada boa. Trulli fez 12 pontos e para 2002 é contratado pela Renault.
2002-2004: Renault
Para 2002, Trulli é contratado pela equipe Renault, para a reestreia da equipe na categoria. No primeiro ano de equipe, faz 9 pontos e tendo como companheiro Jenson Button. Em 2003, Fernando Alonso chega para ser seu companheiro de equipe, Trulli consegue 33 pontos e um pódio, mas é Alonso quem conquista a primeira vitória da equipe após seu retorno e faz 55 pontos. Então em 2004, Trulli consquista 2 poles e uma vitória, no GP de Monte Carlo de 2004. Mas um desentendimento com Flavio Briatore fez com que ele saísse antes do GP da China de 2004, e terminando o ano com 46 pontos pela equipe.
2004-2009: Toyota
Trulli já estreia na nova equipe logo após sua saída da Renault, não disputando apenas o GP da China, e corre o GP do Japão e do Brasil de 2004 não conseguindo pontuar. Em 2005 a equipe Toyota constrói um carro competitivo, e ele faz 43 pontos, dois pódios (GP da Malásia e no GP do Bahrain) e a primeira pole da equipe na F1. Mas nos anos seguintes os carros deixaram a desejar e Trulli faz 15 pontos em 2006, tendo como melhor resultado um quarto lugar, e 8 pontos em 2007 e como melhor posição um sexto lugar. Para 2008 foi confirmado para disputar sua quarta temporada pela equipe, junto com Timo Glock. O Melhor resultado da época de 2008 aconteceu em Magny-Cours, na França, em que ficou no 3º Lugar.
2010: Lotus
Em 14 de dezembro de 2009 a Lotus anunciou o italiano Jarno Trulli e o finlandês Heikki Kovalainen como dupla de pilotos para 2010.
Heikki Kovalainen
Heikki Kovalainen (nasceu na ciadade de Suomussalmi, 19 de outubro de 1981) é um piloto finlandês. Pilota na Fórmula 1, pela equipe Lotus, já tendo sido companheiro de Lewis Hamilton (Campeão em 2008 da Fórmula 1) na McLaren.
Tornou-se conhecido em 2005, após sagrar-se vice-campeão da GP2 Series com a equipe Arden International. Perdeu naquele ano para o alemão Nico Rosberg.
Assim como a maioria dos pilotos, a carreira de Kovalainen começou no kart, onde competiu entre 1991 e 2000.
Em 2001 passou a correr na Fórmula Renault inglesa, onde terminou em 4º lugar.
Em 2005 passou a disputar a GP2, onde foi vice-campeão.
Ao final de 2005 assumiu o lugar de Franck Montagny como principal piloto de testes da Renault.
Em 2007, com a saída do espanhol Fernando Alonso, tornou-se segundo piloto da Renault, correndo ao lado do italiano Giancarlo Fisichella. Acabou o ano de 2007 com o único pódio da equipe franco-britânica, quando terminou em 2º lugar no Grande Prêmio do Japão de 2007.
Na temporada 2008, rumou para a equipe McLaren, após o retorno de Fernando Alonso para a Renault. Na McLaren, foi companheiro do inglês Lewis Hamilton. Heikki conseguiu sua primeira vitória no Grande Prêmio da Hungria de 2008, sendo o 100º piloto a ganhar um Grande Prêmio.
Em 14 de dezembro de 2009 a Lotus anunciou o italiano Jarno Trulli e o finlandês Heikki Kovalainen como dupla de pilotos para 2010.
Narain Karthikeyan
Narain Karthikeyan Koothrappali (nasceu na cidade de Chennai, 14 de Janeiro de 1977) é um ex-piloto indiano de Fórmula 1.
Disputou as categorias Fórmula 3 inglesa, Fórmula Nippon, World Series by Renault, até quando ingressou na Temporada de Fórmula 1 de 2005 pela extinta equipe Jordan.
Entre 2006 e 2007 foi piloto de testes da WilliamsF1. Desde 2007 disputa a A1 Grand Prix pela A1 Team Índia.
Em janeiro de 2011, Narain Karthikeyan fechou contrato com a equipe Hispania e disputará a temporada da F1 pela equipe espanhola.
Timo Glock
Timo Glock (nasceu na cidade de Lindenfels, 18 de Março de 1982) é um piloto alemão.
Em 2004, disputou 4 GPs pela Jordan, conseguindo como melhor posição de chegada, um sétimo lugar no GP do Canadá.
Em 2005, teve uma passagem pela Champ Car, conquistando o oitavo lugar no campeonato, e em 2006 disputou a GP2 Series, terminando em quarto no campeonato com 60 pontos. Em 2007 disputou sua segunda temporada na GP2 Series, pela iSport, e se sagrou campeão com 88 pontos.
No final de 2007, é contratado pela equipe Toyota, para disputar o campeonato de 2008 da Fórmula 1.
Glock foi apontado pela imprensa Brasileira como o homem que definiu o título do mundial de 2008 em favor de Lewis Hamilton, ao ser ultrapassado pelo piloto Inglês em uma das últimas curvas do GP do Brasil disputado em Interlagos, possibilitando assim o primeiro título de Hamilton. Na ocasião, chovia levemente quando todos os pilotos, à exceção de Glock e Trulli, trocaram os pneus. Com isso, o alemão, que estava em 7°, passou para o 4° lugar, ganhando as posições de Vettel, Hamilton e Kovalainen, que optaram por trocar pneus.
Quando a chuva ficou mais forte, Glock não pôde manter o rendimento e não conseguiu evitar que Vettel e Hamilton passassem à frente.
Durante o treino classificatório para o Grande Prêmio do Japão, Glock sofreu um grave acidente e teve de ser levado de helicóptero ao hospital de Suzuka. Com um profundo corte na perna esquerda e dores nas costas, acabou ficando fora da corrida.
Posteriormente, ficou constatado que Glock tinha uma fratura na coluna, decorrente do acidente no Japão e por isso ficou também fora do Grande Prêmio do Brasil. Sendo substuído pelo piloto japonês Kamui Kobayashi. O piloto alemão também não participou do Grande Prêmio de Abu Dhabi. Embora já estivesse sentindo-se bem para correr, a equipe resolveu não correr riscos e decidiu poupá-lo.
Em 17 de novembro de 2009 foi anunciado que Glock disputaria a temporada de 2010 pela equipe estreante Virgin Racing.
Jérôme D'Ambrosio
Jérôme d'Ambrosio (nasceu na cidade de Etterbeek, 27 de dezembro de 1985) é um piloto de corridas belga. Defenderá a equipe Virgin Racing na temporada 2011 da Fórmula 1.
D'Ambrosio ganhou a Formula Renault 1.6L Belga em 2003, correndo para a equipa do ex piloto de Fórmula 1 e compatriota Thierry Boutsen. Em 2004, Jêrome foi para o Campeonato Francês de Fórmula Renault 2.0 e correu na Fórmula Renault Italiana. Em 2005 correu na Eurocup Fórmula Renault 2.0. Em 2006, correu na World Series by Renault. Para 2008 Jêrome d'Ambrosio assinou com a equipa de GP2 DAMS.
Jêrome D'Ambrosio correu também na Fórmula Köning Alemã, no campeonato de 2003, acabando a época em 4º.
Em 2005, D'Ambrosio correu uma corrida na classe Light da Fórmula 3000 Italiana, continuando na categoria Fórmula 3000 na renomeada Euroseries 3000 em 2006. Fazendo também corridas de World Series by Renault, acabou a Fórmula Euroseries 3000 em 5º.
Em 2006, D'Ambrosio disputou uma corrida do FIA GT Championship, correndo com um carro da equipa Gillet Vertigo na classe GT2.
Em 2007, D'Ambrosio correu na 1ª temporada de Fórmula Master Internacional com a equipa Cram Competition. Ganhou as primeiras 5 corridas, somou 100 pontos e foi o 1º campeão da categoria.
Em 2008, D'Ambrosio compete nas GP2 Series e nas novas GP2 Asia Series pela equipe DAMS, tendo como companheiro de equipe o japonês Kamui Kobayashi. O belga terminou a temporada em décimo primeiro com dois segundos lugares. Ele permaneceu na equipe para a temporada da GP2 Asia Series de 2008/2009 e terminou como vice-campeão atrás apenas de seu companheiro de equipe, Kobayashi. Na temporada da GP2 Series de 2009, permaneceu na DAMS e terminou em nono.
Em 31 de janeiro de 2010, D'Ambrosio foi anunciado como piloto reserva da equipe Renault F1.
Em Dezembro de 2010, foi anunciado como segundo piloto da Marussia Virgin, substituindo assim Di Grassi para a Temporada de F1 de 2011.
Veja: História dos Pilotos da Fórmula 1 da Temporada de 2011 - Parte 1
Veja: História dos Pilotos da Fórmula 1 da Temporada de 2011 - Parte 2
Veja: Michael Schumacher, A Lenda da Fórmula 1
Veja: Rubens Barrichello "O Recordista"
Veja outras postagens: Click Aki
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário