quarta-feira, janeiro 19, 2011

História das Equipes de F1

Red Bull Racing



Em 2004, após cinco temporadas frustradas com a equipe Jaguar Racing,a sucessora da antiga Stewart de Jackie Stewart, a Ford anuncia sua retirada da Fórmula 1 vendendo a Jaguar Racing para a Red Bull do magnata austríaco Dietrich Mateschitz. Além da F1, quando patrocinava a equipe Sauber, a Red Bull ainda patrocinava algumas equipes e pilotos na GP2 Series, tendo a equipe Red Bull Junior Team e incluindo os pilotos Enrique Bernoldi, Christian Klien, Patrick Friesacher, Vitantonio Liuzzi e Scott Speed. Com o chassi Red Bull RB1, semelhante ao Jaguar R5, a Red Bull Racing fez sua primeira temporada em 2005.

Mclaren



A McLaren é uma equipe de automobilismo que compete no campeonato da Fórmula 1. É uma das equipes de maior sucesso na categoria. Em 1988, 1990 e 1991, o piloto brasileiro Ayrton Senna foi campeão mundial de Fórmula 1 pela equipe.

Hoje é uma organização que vai muito além da equipe de Fórmula 1. Produziu o esportivo de rua McLaren F1, com motor BMW, até hoje um dos carros de série mais rápidos já feito. Produziu também em sua sede em Woking o esportivo Mercedes-Benz SLR Mclaren, em parceria com a Daimler-Chrysler. Está agora começando a construir um esportivo totalmente independente da Mercedes-Benz: a McLaren MP4-12c. O prédio de sua sede, o Mclaren Technology Centre, é uma construção de última geração, que foi finalista num prêmio de arquitetura.

Ferrari



Scuderia Ferrari é uma equipe de automobilismo da montadora italiana Ferrari que compete no campeonato da Fórmula 1. É a equipe mais antiga em atividade na Fórmula 1.

A equipe foi fundada em 1929 por Enzo Ferrari e, sendo a verdadeira paixão deste, a Ferrari apareceu com destaque no cenário dos grandes prêmios europeus após o final da II Guerra Mundial.

A Scuderia se juntou ao Campeonato Mundial de Fórmula 1 no primeiro ano de sua existência, 1950. José Froilán González deu a primeira vitória à equipe no Grande Prêmio da Inglaterra de F1 de 1951. Alberto Ascari deu à Ferrari seu primeiro Campeonato Mundial em 1952.

Mercedes



Como fornecedora de motores a Mercedes-Benz tem uma vasta e vitoriosa história na Fórmula 1, como equipe é ainda uma novata. Mas isso não se refere unicamente ao fato de a empresa alemã ter comprado a Brawn GP, fazendo da campeã mundial de 2009 a Mercedes Grand Prix. Na verdade, quando Nico Rosberg e Michael Schumacher, alinharem na abertura do Mundial de 2010, no Bahrain, estará sendo retomada uma trajetória na Fórmula 1 que compreendeu os anos de 1954 e 1955.

Renault



A Renault F1 Team é uma equipe de Fórmula 1 que pertence à montadora de automóveis francesa Renault.

A Renault estreou na Fórmula 1 no GP da Inglaterra de 1977 com o piloto francês Jean-Pierre Jabouille. Marcou seus primeiros pontos na temporada seguinte com Jabouille no GP dos EUA. No ano de 1979, além de Jabouille, a equipe contou com o piloto René Arnoux. Neste ano a equipe conquistou a 1º vitória na Fórmula 1 no GP da França com Jabouille e para completar a festa Arnoux chegou na 3º posição. Em 1981, a equipe contou com o piloto Alain Prost. No ano de 1983, Prost conquistou o vice-campeonato de pilotos e de equipes, também forneceu motores para a equipe Lotus. Permaneceu como equipe até o ano de 1985, mas continuou fornecendo motores para a equipe Lotus até o ano de 1986.

Willians



WilliamsF1, anteriormente Williams Grand Prix Engineering, é uma equipe de Fórmula 1 dirigida por Frank Williams e Patrick Head. A Williams foi fundada em 1977 e é uma das três grandes equipes de fórmula 1, juntamente com a Ferrari e a McLaren.

Williams fundou a equipe como ela é atualmente, em 1977, depois de duas tentativas sem sucesso de administrar equipes de Fórmula 1 de mesmo nome.

A equipe obteve muito sucesso durante os anos 80 e anos 90. Por isso, a Williams é considerada um membro do "Big Three" da F1 (os outros dois, Ferrari e McLaren). A Williams tem nove Campeonatos de Construtores e sete Campeonatos de Pilotos. A equipe é famosa por dar mais importância ao Campeonato de Construtores do que de Pilotos.

Frank Williams já possuia sua própria equipe em 1977, somente depois, com Patrick Head, formou a equipe Williams Grand Prix Engineering, nome que volta a utilizar no campeonato de 2006 depois dos anos em que foi parceira da BMW. A equipe obteve a primeira vitória num carro próprio (com motores Ford) em 1979 no GP da Grã-Bretanha. O primeiro título mundial de pilotos veio em 1980 através do australiano Alan Jones.

Sauber



A BMW Sauber F1 Team, foi uma equipe formada a partir da compra da equipe Sauber pela construtora BMW, para disputar os campeonatos de Fórmula 1. A partir de 2011 ela ficara apenas com o nome Sauber.

A equipe surgiu em 1993, numa empreitada de Peter Sauber na Fórmula 1. Teve muitos anos entre as equipes intermediárias tendo como melhor resultado o quarto lugar no mundial de construtores de 2001. Após doze anos na categoria, em 2005, a Sauber é vendida para a BMW que tinha acabado de romper sua parceria com a Williams, surgindo assim a BMW Sauber F1 Team.

Toro Rosso



Scuderia Toro Rosso é uma equipe da Fórmula 1, formada em 2006 na compra da equipe antiga Minardi pela marca Red Bull.

Usando os motores Cosworth V10 da temporada de 2005, porém com limitação de rotações por minuto, criou uma grande polemica e revolta das outras equipes, pois estaria sendo beneficiada ao usar os propulsores mais potentes que as demais equipes, que usam o V8. Inicialmente o uso dos V10 foi autorizado pela administração da Fórmula 1, pois não teria verbas suficientes para desenvolver um motor novo, algo que tornou-se infundável assim que a Red Bull assumiu o controle da equipe e começou a financiar seu desenvolvimento.

Lotus



Lotus ou Team Lotus é o nome de uma equipe de Fórmula 1 criada por Colin Chapman, que teria revolucionado a F1 por pelo menos duas vezes: uma delas foi com o desenvolvimento do carro-asa, que conquistou o Campeonato Mundial de 1978 com Mario Andretti.

Foi uma equipe da fábrica inglesa de carros Lotus Cars. A equipe fazia parte de muitas competições automotivas incluindo Fórmula 2, Fórmula Ford, Fórmula Júnior, ligas norte-americanas e Sports car racing. Sua trajetória como equipe teve como ponto alto os anos 60 e 70.

Durante a metade final de década de 90 e até o fim da de 2000 dedicou-se à produção de carros esportivos.

Em 15 de Setembro de 2009 foi anunciada a sua volta às pistas de Fórmula 1, porém, trata-se de uma nova equipe malaia, que não tem nenhuma ligação direta com a antiga Lotus além de utilizar o nome. Tony Fernandes, chefe da atual equipe diz que a idéia é homenagear uma antiga equipe que fez muito pela categoria no passado.

HRT



Hispania Racing Team (formalmente conhecida como HRT F1 Team) é uma equipe espanhola de Fórmula 1 fundada originalmente pelo ex-piloto Adrián Campos com o nome Campos Grand Prix, para a disputa do campeonato de Fórmula 1 de 2010. Devido a problemas financeiros, foi comprada e rebatizada.

Embora a base administrativa da equipe seja em Madrid, o centro técnico é o mesmo da Campos Racing, em Valência. Os carros para 2010 foram construídos pela construtora italiana Dallara, com motores Cosworth.

Virgin



A Virgin Racing é uma equipe britânica de automobilismo que passou a disputar a Fórmula 1 a partir de 2010. Foi concedida a entrada da Manor Grand Prix na categoria elite do automobilismo, em 12 de junho de 2009, como uma das três novas equipes.

A equipe é o resultado da colaboração entre o Manor Motorsport (equipe que atualmente disputa a Fórmula Três e a Fórmula Três Europeia) e Richard Branson, proprietário da Virgin Group. O chefe da Manor Motorsport, John Booth, é o proprietário da nova equipe, enquanto Nick Wirth, ex-proprietário da Simtek, é o diretor técnico. A equipe irá utilizar motores fornecidos pela Cosworth.

A equipe estará sediada em Donnington, South Yorkshire, enquanto que, a Wirth Research, continuará a desenvolver e construir os carros em Bicester. O ex-presidente da FIA, Max Mosley, foi um dos membros da Simtek Wirth, de modo que, Wirth esteve envolvido em vários projetos desenvolvidos pela FIA.

Veja: História dos Pilotos da Fórmula 1 da Temporada de 2011 - Parte 1

Veja: História dos Pilotos da Fórmula 1 da Temporada de 2011 - Parte 2

Veja: História dos Pilotos da Fórmula 1 da Temporada de 2011 - Parte 3

Veja: Michael Schumacher, A Lenda da Fórmula 1

Veja: Rubens Barrichello "O Recordista"

Veja outras postagens: Click Aki

Nenhum comentário:

Postar um comentário